quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Apresentação


Apresentar Facetas nos faz pensar, na palavra faceta enquanto substantivo, em pequenas faces a serem lapidadas, como se cada ser fosse uma pedra preciosa bruta, que ao ser trabalhada revela a beleza e a singularidade de cada face. A história do Grupo Facetas tem muito dessa lapidação em busca da revelação, do brilho , da beleza das faces dos seres que o fazem subsistir.

São dez anos de construção, de busca de identidade, de desejo de mostrar a cara. Mas muito mais que isso, são dez anos de convivência humanizadora, formadora, amigável e de cumplicidade. Um processo que teve início dentro do espaço escolar, no ano de 1999, na Escola Estadual Berilo Wanderley, Natal/RN, fazendo surgir talentos, conquistou o Departamento de Artes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o cenário artístico da cidade.

Despertou a capacidade criativa e as competências artísticas em dezenas de jovens, adolescentes e adultos que passaram pelas oficinas de teatro oferecidas pelo grupo na sua comunidade através do Projeto artístico-pedagógico “A Arte dramática na Construção da Cidadania”, desde 1999, criando perspectivas de vida e progressão nos estudos, no trabalho, na vida. O Grupo de Teatro Facetas é formado atualmente por quatro pessoas que cresceram juntas nesses últimos dez anos e que sonham partilhar as experiências e o aprendizado com outras pessoas.

Como Ponto de Cultura pretende continuar contribuindo com o desenvolvimento da cultura e com a formação artística e estética de crianças, jovens e adultos, produzindo bens artísticos e facilitando a formação artística e estética nas linguagens da arte (teatro, dança e música), bem como gerar conhecimento e valorização da arte e dos artistas do nosso Estado. Eis as facetas da nossa história, que estão sendo lapidadas a cada dia.


Nenhum comentário: