quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Prontuários - Experimento nº2 na Casa da Ribeira

“Prontuários: Experimento nº2” 

Os processos de criação contemporâneos se apresentam nas mais diversas formas, vão desde montagens fechadas em que os grupos não envolvem olhares externos e alheios aos processos até aqueles que trazem para dentro das montagens consultores, colaboradores e o próprio público. Este último exemplo aproxima-se dos moldes de construção e direção colaborativa em que o Grupo de Teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias já desenvolve sua pesquisa de trabalho. 

A partir de conversas do grupo, resolvemos adentrar no universo da loucura e suas peculiaridades, discutindo a relação entre arte e o tema investigado. Nessa perspectiva de abertura do processo, o grupo pesquisou contos que abordam as clínicas de tratamento, a esquizofrenia e as relações do paciente com sua família, e durante o mês de maio trabalhamos no workshop “Prontuários” e abrimos para a discussão com público no evento “Gambiarra, espaço de experimentação artística” projeto do grupo que acontece uma vez por mês no TECESol. 
 
Dando Continuidade a esse processo e acreditando nas relações entre obra e público como um potencial criativo pretendemos realizar uma nova troca com o espectador com um novo workshop aberto ao público, que terá como base uma Oficina de Criação Cênica a partir da metodologia do processo criativo do Grupo, oferecida a grupos de teatro, artistas e pesquisadores da cidade. E para finalizar a ideia apresentaremos o “Prontuários: Experimento nº2” resultado do processo construído pelo Facetas no período que antecederá o evento. 


Com essa ideia, teremos a oportunidade de compartilhar do nosso processo com o público, a partir de uma produção bem elaborada, ocupando um espaço importante da produção artística potiguar, saindo de nossos muros e ampliando o nosso olhar e o nosso fazer para toda cidade, acompanhados de toda a logística, produção e divulgação do Projeto Cena Aberta da Casa da Ribeira. 

“Prontuários: Experimento nº2” é uma ação de formação, pesquisa, montagem e reflexão do fazer artístico e que promove uma vivência para aqueles que não se acomodam nas poltronas para simplesmente assistir um espetáculo, mas se interessam em entender como a criação do espetáculo acontece dentro dos suas peculiaridades (Luz, Som, Dramaturgia, Cenografia, figurino e etc.). 

O evento será realizado em 2 (dois) dias com a seguinte programação: 

1º dia
15h às 21h – Oficina de Criação Cênica (Palco da Sala COSERN) 

2º dia
15h às 17h - Oficina (Palco da Sala COSERN)
20h – Apresentação dos resultados Cênicos seguido de Bate-papo com a plateia 

SERVIÇO:
“Prontuários: Experimento nº2” às 20 horas na Casa da Ribeira com entrada a 5 reais 

Oficina de Criação Cênica para atores e não-atores, gratuita e ministrada pelos atores/diretores do Grupo a partir das 15h às 21h no dia 27 e a partir das 15h do dia 28 e com apresentação às 20h na Sala Cosern com entrada a 5 reais

Nenhum comentário: