segunda-feira, 15 de setembro de 2014



O Facetas na estrada! 

Neste fim de semana o Grupo de Teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias esteve em João Pessoa para participar do MIT - Mostra Internacional de Teatro "João Pessoa Encena" com o espetáculo "O Bizarro Sonho de Steven". O espetáculo é dirigido pelos componentes do grupo, dentro de uma proposta de participação coletiva, em que os atores são os responsáveis tanto pela direção, como também pela concepção de cenas, falas, cenários, iluminação e figurinos. A dramaturgia teve como raiz o texto do potiguar Eduardo Vinícius, criando o universo subjetivo dos sonhos, onde conflitos e emoções afloram de maneiras inusitadas e sem explicação; o espaço e o tempo situam-se na fronteira do real e do irreal, onde três personagens sobrevivem no limite entre a loucura e a racionalidade, criando, cada um a sua “ordem”, mas ao interagirem instala-se a “desordem”. Em cena, os atores Enio Cavalcante, Rodrigo Bico e Yago Oliveira levam o público a deixar sua passividade, experimentando e interagindo com as sensações e conflitos, criados pelo circuito dos sentidos, dos signos, nos sonhos de Steven.
O desejo de realização do espetáculo O Bizarro Sonho de Steven, teve inicio no ano de 2007, com a leitura do texto de Eduardo Vinicius. O texto trazia desafios e foi um estímulo grande para o Grupo por ser diferente esteticamente. Motivados, iniciaram as pesquisas buscando encontrar uma estética que fosse de encontro aos anseios de cada um, algo contemporâneo, pós dramático, diferente de tudo que é feito no Teatro Potiguar.
O Grupo de Teatro Facetas desenvolve trabalho de pesquisa, criação e formação em teatro de forma horizontalizada, eliminando a figura hierárquica do diretor. Propõem um fazer artístico baseado nas trocas sociais onde as interações entre o artista, o espaço social e o público fogem do convencional, fazendo da arte um instrumento de transformação, de encontro com novas formas de sociabilidade e de estética.
O espetáculo recebeu elogios da crítica local e tem sido bastante comentado pelo público especializado na área.


Nenhum comentário: